EXIBIÇÕES 02 DE MAIO
17H – A LEI DO DESEJO – 102min – 1987 – 16+
O cineasta Pablo Quintero se envolve em um perigoso triângulo amoroso, composto por um amante e um fã maníaco. Tal situação coloca em risco sua vida e a vida de sua irmã.
19H30 – TUDO SOBRE MINHA MÃE – 101min – 1999 – 14+
Esteban, como presente de aniversário, saberá toda a verdade sobre seu pai desconhecido, porém uma fatalidade impede que isso aconteça. A morte do filho leva Manuela a um encontro com seu passado.
EXIBIÇÕES 03 DE MAIO
17H – A PELE QUE HABITO – 125min – 2011 – 16+
O médico Robert Ledgard está em busca por construir uma pele humana perfeita. Para tal feito, dribla a moral e ética da comunidade médica. Porém, um outro segredo maior envolve o médico a questões de transformações humanas.
19H30 – ATA-ME – 101min – 1989 – 16+
Ricky sai de um hospital psiquiátrico disposto a conquistar o amor da ex-atriz pornô Marina, para tal ele sequestra a bela jovem e a mantém amarrada em cárcere, até o dia em que ela também o ame.
EXIBIÇÃO 04 DE MAIO
19H30 – MATADOR – 96min – 1986 – 18+
Um célebre toureiro aposentado se apaixona por uma mulher fatal. O ponto de união entre essas duas criaturas é a fome por matar.
EXIBIÇÃO 05 DE MAIO
17H- OS AMANTES PASSAGEIROS – 90min – 2013 – 16+
Um voo Espanha/México, guarda grandes segredos que começam a ser revelados quando os passageiros passam por uma turbulência que pode levá-los à morte.
O cinema de Pedro Almodóvar é construído no tempo, meio século desde a estreia de seu primeiro curta-metragem nos anos 70, numa Espanha ainda comandada pelo Franquismo. Sua produção cultural emerge junto à queda de Franco. Almodóvar não é a única peça-chave da “Movida Madrileña” – movimento de contracultura pós-Franquismo – mas, sem sombra de dúvidas, é o farol deste movimento que muda os rumos e a estética de um país. Seu cinema capta as transformações sociais, e segue discutindo as mesmas pautas, que, ao longo do caminho, são atualizadas e seguem sendo necessárias. A sexualidade, a liberdade, a luta pelos direitos sociais, o feminino, a família e o sentimento da juventude seguem sendo temas que convergem no universo de Pedro Almodóvar, sempre aliados a uma estética única, cafona/sofisticada e ultra colorida.
Esta mostra “ALLmodóvar” é sobre o tempo, e de como obras antigas e atuais de Pedro Almodóvar seguem frescas, e continuam narrando a mesma história.
Todas as exibições contam com apresentação e debate. As sessões duplas apresentam um contraponto entre duas obras cortadas pelo tempo, através de mediação entre os filmes.
Texto de Edson Godinho, curador e mediador da mostra.
* Sobre Edson Godinho: artista visual, filmmaker, entusiasta, performer, professor e pesquisador da Movida Madrileña e do cinema de Pedro Almodóvar.
@7edsongodinho