sobre

#7EdsonGodinho 84 🇧🇷 / artista visual, filmmaker, entusiasta, performer e professor.

<< DOWNLOAD CURRÍCULO >>

Edson Godinho é formado em Artes Visuais e Multimídia pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) em 2008. Especialista em Moda e Comunicação pela UEL (Universidade Estadual do Paraná) em 2010. Também especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) em 2014. Licenciado em Artes pela UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia) em 2016.

Iniciou sua carreira profissional no ano de 2006 na produtora áudio visual londrinense Usina de Ideias, na qual atuou como Produtor e Diretor de Arte.

Sua primeira experiência com cinema foi como estagiário de direção de arte no filme “Maria Angélica“, do cineasta londrinense Francelino França.

Posteriormente, em Curitiba, passou por grandes produtoras como Margarida Flores e Filmes, Corporação Fantástica e Deiró, trabalhando como Assistente de Direção de Arte. Também na capital paranaense realizou outros trabalhos em produtoras menores como produtor de objetos e locação.

Em 2009, prestou assistência de produção na Mostra de Cinema Cubano da Caixa Cultural, realizada na Cinemateca de Curitiba, organizada pelo produtor cultural carioca Dario Ponte Regis.

Colaborou durante alguns anos no site Closet Online como colunista de Moda. Também no setor da Moda idealizou o Moda Urbana – blog de moda e cultura de rua londrinense. Assinou em 2011 o figurino do curta metragem “Rubras Mariposas“ , de Anderson Craveiro, filme ganhador de alguns prêmios na Europa e na América Latina.

Junto ao SESC Jacarezinho e Cornélio Procópio ministrou uma série de oficinas, minicursos e palestras de 2011 a 2014.

Em 2012, assinou a cenografia do Festival de Música de Jacarezinho, FEJACAM, realizado por meio do SESC Jacarezinho.

Como artista gráfico seus maiores clientes são “Wonka Bar” e a Festa Paraense “Fui Pará” em Curitiba. Também prestou serviços para UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná e o Encena – Festival de Teatro de Jacarezinho, por meio da Prefeitura do Município.

Desenvolveu materiais gráficos da produtora curitibana Aquendos da Marquesa, que produz ações como as festas típicas paraenses: Fui Pará, Treme-Treme, Samba Viado e Sexta Black.

No ano de 2014 foi curador da Mostra SESC de Cinema – Edição Cornélio Procópio.

Produziu entre 2013 a 2014 uma série de festas no Wonka Bar em Curitiba. No mesmo bar produziu de 2013 a 2015, um dos eventos poéticos undergrounds mais famosos de Curitiba o VOXURBE. Desde 2022 vem produzindo festas especiais no Wonka Bar inspiradas na estética e filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

De 2014 a 2016 organizou o Cineurge Festival de Cinema de Cornélio Procópio, composto por mostra competitiva nacional, oficinas e exposições. Em 2020 realizou a Mostra de Cinema e Diversidade On-line CineUrge.

Atuou como professor de Artes na rede municipal nos anos de 2015 a 2016 na cidade de Uraí – PR. Ministrou também aulas de Artes e História da Arte para o ensino fundamental 1, 2 e médio no Colégio Dom Bosco em Cornélio Procópio – PR, no mesmo período. Como professor de História da Arte para Pré-Vestibular lecionou nos Cursinhos Alternativo e Jumper, ambos em Cornélio Procópio – PR.

Em 2017 atuou como Orientador de Atividades em Artes Visuais no Sesc – PR – unidade Paranavaí. De 2017 ao começo de 2022 exerceu a função de Técnico de Atividades Artísticas e Culturais no Sesc Paranavaí. Atualmente é Analista de Projetos da área da Cultura, coordena projetos de audiovisual do Sesc Paraná. Anteriormente atuou como analista de Ação Social, coordenando os projetos das Campanhas Sociais e Desenvolvimento Comunitário.

Desde o ano de 2019 foi parte integrante do Conselho de Cultura do Município de Paranavaí. Na primeira gestão como representante da pasta de Artes Visuais e Áudio Visual. E na segunda durante um ano como representante do Sesc Paranavaí.

Desde 2019 produz as ilustrações do Sesc Regionalidades, franquia de eventos que acontece em diferentes municípios do Paraná com unidades Sesc, buscando valorizar as culturas populares paranaenses.

No ano de 2020 mediou a exibição e o debate do curta-metragem “LGBT Sem Terra: o amor faz a revolução”. Na programação on-line da 3ª Marcha Cultural da Diversidade ALGBTI+ de Jacarezinho, produzida pela ONG Núbia Rafaela.

Ministrou cursos sobre o Cinema de Pedro Almodóvar no Sesc Paraná, no ano de 2021 de forma on-line pela plataforma Microsoft Teams. E em 2022 presencial no Sesc da Esquina. Em 2023 falas sobre o cinema de Pedro Almodóvar no Centro Cultural da Espanha e no Grupo Dignidade ambos em Curitiba.

Em 2022 contemplado pela Lei de Incentivo da Fundação Cultural de Paranavaí, ocupou o terminal urbano central com a “Ocupação Negras Cabeças” composta por lonas ilustradas com mais de 3 metros de largura com imagens de cabeças de mulheres negras.

Em 2023 foi membro da Curadoria da Mostra Sesc de Cinema no Departamento Regional Sesc Paraná.

Produziu a Mostra Itinerante de Cinema Sesc Paraná na região de Paranavaí no ano de 2022. Com exibições ao ar livre nas cidades de: Alto Paraná; Inajá; Jardim Olinda; Mirador; Paranavaí; Santo Antônio do Caiuá e São João do Caiuá.

De 2017 a 2022 produziu e organizou mostras, ciclos, debates, oficinas e cursos de cinema no Sesc Paranavaí pelo Projeto Cine Sesc. Entre eles 100 anos de Ingmar Bergman e Exibições do Festival Varilux de Cinema Frances em 2018 e 2019. Ministrou cursos sobre história do cinema, e oficinas de stop motion também no Sesc Paranavaí.