Cursing “Parceiros da Noite” – 1980

Escuro, sujo, violento, sexual e confuso.

Texto e ilustração de Edson Godinho

O policial Steve Burns – Al Pacino – se infiltra na cultura BDSM da Nova York dos anos 80 à procura de um assassino em série. Burns é eleito para investigação por ter um porte físico parecido com o das vítimas. Na realidade, a maior parte dos atores do filme tem um físico similar ao de Al Pacino. Essa é uma das brincadeiras que constroem o clima soturno e erótico de “Crusing” proposto pelo diretor William Friedkin – “Operação França” 1971 e “O Exorcista” 1973.

Roupas de couro, luz difusa, cenas em becos, parques, boates, saunas e cabines nos confundem como se estivéssemos em um labirinto. A obra é aberta, e talvez existam vários assassinos rondando os clubes gays, inclusive um deles pode ser Burns. O filme é propositalmente confuso e ambíguo.

O desejo sem sombra de dúvidas é uma das forças motrizes de “Parceiros da Noite”, Steve Burns em meio a investigação nutre crescentes desejos homoeróticos, a ponto de afetar seu relacionamento heterossexual. Porém as experiências do personagem de Al Pacino são vividas no campo do desejo, tanto no sexo, quanto na morte, ou aparenta ser.

“Crusing” não obteve sucesso de crítica e bilheteria em seu lançamento, e também sofreu duras críticas da comunidade gay norte-americana da época, que acusavam o filme de taxar homens gays como psicopatas e assassinos.

Com o passar do tempo o filme vem ganhando um novo olhar e seu lugar no cinema cult. Talvez o fato do longa ter sido lançado em circuito comercial tenha sido um dos grandes motivos do fracasso.

Fato que “Crusing” tem uma linda direção de fotografia, é provocante, instigante, sujo, e conta com a impecável direção de William Friedkin. A atuação de Al Pacino é para muitos críticos distante e complicada, mas em minha opinião essa é a cereja do bolo e traduz os conflitos vividos por seu personagem.

“Parceiros da Noite” pode ser encontrado facilmente no youtube em sua versão dublada.

*ASSISTA O FILME COMPLETO

*Edson Godinho: artista visual, filmmaker, entusiasta, performer e professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *