sobre

#7EdsonGodinho 84 🇧🇷 / artista visual, filmmaker, entusiasta, performer e professor.

Formação Acadêmica
Edson Godinho é formado em Artes Visuais e Multimídia pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), em 2008. É especialista em Moda e Comunicação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 2010, e em Educação Especial e Inclusiva pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), em 2014.
Em 2016, licenciou-se em Artes pelo UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia) e, em 2025, concluiu sua especialização em Arteterapia pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante).

Trajetória Profissional
Iniciou sua carreira em 2006, na produtora audiovisual Usina de Ideias, em Londrina, atuando como produtor e diretor de arte. Sua primeira experiência no cinema foi como estagiário de direção de arte no filme Maria Angélica, do cineasta londrinense Francelino França.

Em seguida, mudou-se para Curitiba, onde trabalhou em grandes produtoras como Margarida Flores e Filmes, Corporação Fantástica e Deiró, desempenhando a função de assistente de direção de arte. Também colaborou com produtoras menores, atuando como produtor de objetos e locações.

Em 2009, integrou a equipe da Mostra de Cinema Cubano da Caixa Cultural, realizada na Cinemateca de Curitiba, prestando assistência de produção ao evento organizado pelo produtor cultural Dario Ponte Regis.

Atuação em Moda e Artes Visuais
Durante alguns anos, foi colunista de moda no site Closet Online e idealizou o blog Moda Urbana, dedicado à moda e à cultura de rua londrinense.
Em 2011, assinou o figurino do curta-metragem Rubras Mariposas, de Anderson Craveiro, vencedor de prêmios na Europa e na América Latina.

Entre 2011 e 2014, ministrou oficinas, minicursos e palestras junto ao Sesc Jacarezinho e Sesc Cornélio Procópio.
Em 2012, foi responsável pela cenografia do Festival de Música de Jacarezinho (FEJACAM), promovido pelo Sesc.

Como artista gráfico, desenvolveu trabalhos para clientes como o Wonka Bar e a festa paraense Fui Pará, ambos em Curitiba. Também presta serviços para a UENP e prefeituras do interior do Paraná.
Colaborou ainda com a produtora curitibana Aquendos da Marquesa, criando materiais gráficos para eventos como Fui Pará, Treme-Treme, Samba Viado e Sexta Black.

Cinema e Produção Cultural
Em 2014, foi curador da Mostra SESC de Cinema – Edição Cornélio Procópio.
Entre 2013 e 2014, produziu uma série de festas no Wonka Bar, em Curitiba, onde também produziu o evento poético VOXURBE (2013–2015), junto a Ricardo Pozzo, considerado um dos mais importantes do cenário underground da cidade.
Desde 2022, realiza no mesmo local festas inspiradas na estética e nos filmes de Pedro Almodóvar.

Desde 2020, em parceria com o Centro Cultural da Espanha em Curitiba, desenvolve cursos e cineclubes dedicados ao cinema de Pedro Almodóvar e à Movida Madrileña.
Em 2021 e 2022, ministrou cursos sobre Almodóvar no Sesc Paraná, de forma online e presencial, respectivamente, e em 2023, 2024 e 2025 realizou palestras em unidades do Sesc em Curitiba, Cinemateca de Curitiba e no Grupo Dignidade.

É criador e organizador do CineUrge – Festival de Cinema de Cornélio Procópio, realizado desde 2014, com mostra competitiva nacional, oficinas e exposições. O festival também deu origem outras mostras, como à Mostra de Cinema e Diversidade Online CineUrge, em 2020.

Atuação em Educação e Projetos
Edson lecionou Artes e História da Arte na rede municipal de Uraí (PR), entre 2015 e 2016, e no Colégio Dom Bosco, em Cornélio Procópio, para turmas do ensino fundamental e médio. Também atuou como professor de História da Arte em cursinhos pré-vestibulares (Alternativo e Jumper), na mesma cidade.

Em 2017, passou a integrar a equipe do Sesc Paraná, inicialmente como Orientador de Atividades em Arte Educação e, posteriormente, como Técnico de Atividades Artísticas e Culturais na unidade de Paranavaí (2017–2022).
Atualmente, é Analista de Projetos de Desenvolvimento Comunitário no Sesc Paraná em Curitiba, na mesma instituição já foi analista na área de Cultura coordenando os projetos de Audiovisual e também analista das Campanhas Sociais do Sesc Paraná na área da Ação Social.

Projetos e Curadorias Recentes
De 2019 a 2022, foi membro do Conselho de Cultura de Paranavaí, representando, em duas gestões, as áreas de Artes Visuais, Audiovisual e posteriormente o Sesc Paranavaí.
De 2019 a 2023, foi responsável pelas ilustrações do Sesc Regionalidades, evento que valoriza as culturas populares paranaenses em diferentes municípios.

Em 2020, mediou o debate do curta LGBT Sem Terra: o amor faz a revolução, durante a 3ª Marcha Cultural da Diversidade LGBTI+ de Jacarezinho, promovida pela ONG Núbia Rafaela.

No mesmo período, produziu a Mostra Itinerante de Cinema SESC Paraná, com exibições ao ar livre em diversas cidades da região de Paranavaí, como Alto Paraná, Inajá, Jardim Olinda, Mirador, Santo Antônio do Caiuá e São João do Caiuá.

Em 2022, foi contemplado pela Lei de Incentivo da Fundação Cultural de Paranavaí com o projeto Ocupação Negras Cabeças, que transformou o terminal urbano central em uma galeria a céu aberto, com lonas ilustradas retratando mulheres negras.

No ano seguinte, integrou a Curadoria da Mostra Sesc de Cinema – Departamento Regional Paraná.

Entre 2017 e 2022, produziu e coordenou no Sesc Paranavaí diversos ciclos, debates, oficinas e cursos de cinema, incluindo as mostras 100 anos de Ingmar Bergman e Festival Varilux de Cinema Francês (2018 e 2019), além de cursos sobre História do Cinema e oficinas de stop motion.

Em 2024, o CineUrge Festival de Cinema de Cornélio Procópio foi realizado por meio da Lei Paulo Gustavo do Estado do Paraná, consolidando o evento como uma das principais plataformas de exibição e formação audiovisual do interior do estado.

Em 2024, Edson Godinho realizou a exposição solo “Cruzos do Amor”, durante a 1ª Mostra de Arte e Cultura LGBT+ da UENP, com produção da CNX em Jacarezinho, reafirmando seu compromisso com as expressões artísticas ligadas à diversidade e à afetividade.
No ano de 2025, mediou a mesa “Cinema e Audiovisual”, com a participação de Jussara Locatelli, Victor Ribeiro e Laís Melo, integrando a programação do 3º Festival Internacional de Cinema e Educação.