Liv Ullmann é uma das atrizes mais importantes na cinebiografia de Bergman – também relevante na história do cinema mundial – mãe de uma das filhas do diretor e eterna parceira profissional. Man Ray é a expressão da fotografia surrealista mundial, também um dos responsáveis por canonizar a fotografia como arte. Nessa oficina as duas figuras se convergem em um beijo filosófico, conjugando o máximo da estética Bergmaniana.
Os recortes fotográficos realizados nos filmes de Bergman são embebidos na estética surrealista de Man Ray. No longa metragem Persona, protagonizado por Liv Ullmann e Bibi Andersson – um dos mais conhecidos filmes de Ingmar Bergman – o diretor de fotografia do mesmo Sven Nykvist usa e abusa dos recursos fotográficos surrealista perpetuados por Man Ray, com imagens filmograficas que dialogam sonhos, sensações, medos e angustias do consciente e subconsciente humano.
Esta oficina tem como objetivo um exercício fotográfico voltado para o cinema, com a produção de imagens em sequencia pautadas na estética fotográfica do filme Persona.
Durante a dinâmica os alunos irão fotografar objetos e elementos cênicos em sequencia posteriormente os animando em GIFS – animação fotográfica de forte apelo na internet.
GUARDA MIRIM PARANAVAÍ – PR
COLÉGIO ESTADUAL DR. MARINS ALVES DE CAMARGO – PARANAVAÍ – PR
IF PR – PARANAVAÍ